Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a aplicabilidade do tema saúde nas aulas de Educação Física. Para tanto, dispõe-se de uma abordagem quantitativa do tipo exploratória, composta por 11 (onze) professores que lecionam a disciplina de Educação Física nas escolas da rede estadual de ensino de Sobral/CE. Para coleta de dados utiliza-se um questionário desenvolvido por Ferreira (2012) sobre o tema saúde nas aulas de Educação Física. Na análise dos dados os itens são organizados a partir da estrutura dos blocos de conteúdos propostos pelos PCNs (BRASIL, 1998), e os questionários submetidos à estatística descritiva simples. Com os resultados é possível constatar que os professores buscam através dos conteúdos de ensino relacionar a Educação Física com o tema saúde no ambiente escolar, no entanto, observa-se que esta aplicabilidade apresenta-se mais eficiente nas aulas teóricas em detrimento da pouca exploração prática. Portanto, acredita-se que a disciplina de Educação Física exerce um papel imprescindível no desenvolvimento dos conceitos e dos procedimentos relacionados ao processo de aquisição e manutenção da saúde, rompendo com o paradigma biologicista ao passo que propõe novas possibilidades desta disciplina no ambiente escolar

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