Resumo

Esta pesquisa objetivou aplicar e avaliar o treinamento funcional como uma proposta interventiva com alunos do 8º anode uma escola pública de Ponta Porã-MS. Se caracterizou como pesquisa interventiva, de campo, com abordagem quali-quanti-descritiva. Os sujeitos foram 26 alunos, sendo 11 do sexo feminino, e 15 do sexo masculino, com idades entre 15 e 17 anos. Foram utilizadas 8 aulas para a aplicação e avaliação dos testes motores, de velocidade, de resistência cardiorrespiratória e de flexibilidade. Para a coleta de dados, foram utilizados os protocolos do Projeto Esporte Brasil (2012), e métodos do treinamento funcionalproposto por D’Elia e D’Elia (2005). Os resultados encontrados foram: a resistência cardiorrespiratória e o teste de flexibilidade estão fora da média indicada como adequada pela literatura; maioria da turma apresentou classificação na zona de risco à saúde; melhora significativa nos testes de agilidade realizados em tempo menores e; testes motores, aumentando o número de repetições. Portanto, verificou-se a necessidade de intervenções pedagógicas que promovam e trabalhem a saúde na escola, enfatizando a melhoria da qualidade de vida e mudanças no estilo de vida

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