Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento das forças aplicadas no pedal durante uma provade ciclismo 40 km contra-relógio simulada. Avaliou-se um triatleta de nível internacional utilizando-se uma bicicleta modelo estrada acoplada a um ciclossimulador eletromagnético. O protocolo consistiu em completar 40 km no menor tempo possível, utilizando estratégia de livre escolha, incluindo cadência e relação de marchas preferida. Utilizou-se um pedal direito instrumentado com “strain gauges” capaz de mensurar as componentes normal e tangencial da força aplicada no mesmo. Foi possível calcular a força efetiva (componente perpendicular ao pé-de-vela, chamada de FE), a partir das forças registradas pelo pedal. Durante todo o teste, monitorou-se o consumo de oxigênio (VO2), freqüência cardíaca (FC), potência e velocidade. Durante a prova simulada observou-se um aumento do esforço do triatleta a partir da análise do comportamento do VO2 e da FC, bem como pelo aumento da potência e da velocidade. A magnitude das forças normal e tangencial ao pedal apresentou redução no decorrer da prova, enquanto que a FE aumentou durante a fase de recuperação. Provavelmente o triatleta mudou o direcionamento das forças ao longo do teste na tentativa de otimizar as mesmas, influenciando dessa forma a técnica de pedalada. A estratégia adotada pelo triatleta parece ter contribuído para aumentar a efetividade da pedalada. UNITERMOS: Ciclismo; Forças no pedal; Efetividade.

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