Aplicação prática do Parkour por meio da abordagem pedagógica crítico-superadora
Por Jeannfer Nathali Leite Cristo (Autor), Alexsandra De Lima Pereira (Autor), Letícia Alves Oliveira (Autor), Joyce Duarte Gomes (Autor), Giselle Dos Santos Ribeiro (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Segundo a BNCC (BRASIL, 2018), a Educação Física é um componente curricular que tem como objeto as práticas corporais, possibilitando o acesso ao universo cultural. Dentre as diversas práticas corporais, encontram-se as Práticas Corporais de Aventura (PCA), nas quais “exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador” (BRASIL, 2018, p. 218). O Parkour, como uma PCA, é uma práxis que se dá em área urbana sem o objetivo de competição e consiste em percorrer ou traçar um objetivo, independentemente dos obstáculos, por meio de movimentos de transposição, saltos e aterrissagens (LISBOA et al., 2020). O presente texto relata a experiência da aplicação prática de um plano de aula de parkour a partir da abordagem pedagógica crítico-superadora planejada para o 1º ano do ensino médio. A intervenção foi realizada com uma turma do 8º semestre do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, durante a disciplina “Metodologia da Educação Física no Ensino Médio”