Aplicando Metodologias: Recortes da Experiência de Saúde Coletiva e Atividade Física da Unicamp
Por Carla Cristina Cuoco Léo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 19, n 4, 2008.
Resumo
Apresenta-se e discute-se a experiência do Grupo de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Atividade Física – GSCEAF da Unicamp, com foco na perspectiva metodológica de sua trajetória de mais de quatrocentos textos publicados nestes vinte anos de existência. Para tanto, foi necessária a composição de alguns conceitos básicos, como publicação em periódicos e anais, modalidade metodológica e perfil metodológico. Dos resultados obtidos, destacou-se o interesse por dois conjuntos de variações: as referentes ao tema e ao período considerado. No primeiro sentido, pode-se apreender que, embora diferentes Linhas de Pesquisa utilizem equitativamente a modalidade quantitativa descritiva, há predomínio de metodologias qualitativas entre as mais doutrinárias, e da quantitativa inferencial entre as mais empiricistas, i.e., optar pela temática implica na escolha do método, e não o oposto. O segundo conjunto aponta predomínio inicial dos estudos qualitativos passando com o tempo, ao dos quantitativos inferenciais.