Apontamentos Sobre a História da Educação Física Escolar no Brasil
Por Cristiano Israel Caetano (Autor), Josemara Neis (Autor), Emilia Devantel Hercules (Autor), Hallyne Bergamini Silva Caetano (Autor), Fernando Renato Cavichiolli (Autor).
Em XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
No Brasil, a Educação Física atravessou vários momentos ao longo dos anos, denominadas de tendências. Surgindo a primeira no ano de 1889 até meados de 1930 na chamada Educação Física Higienista. Neste período a valorização recaia sobre sujeitos fortes, com saúde, pautada em comportamentos cognitivos e morais para o crescimento do país, (GONÇALVES et. al., 2002). Conforme Castelani Filho et. al. (2009), no século XVIII e início do século XIX a Educação Física nas instituições escolares era realizada por educadores físicos do exército, compreendida como uma ação puramente prática. Consoante Castelani Filho (1988) a Educação Física se conturba em diversos momentos com a biografia dos militares, prova disso, é a presença dos militares na formação dos primeiros sujeitos em Educação Física. Tais interações foram essenciais para a definição da matéria e seus objetivos, apontando seu campo de trabalho e a maneira como deveria ser ensinada, (GUIMARÃES et. al, 2001). No ano de 1945, o modelo Pedagogicista inseriu a Educação Física como uma ação educativa, isto é, matéria comum ao currículo escolar. Ghiraldelli Júnior (1989) salienta que esta conceituação revelou à sociedade a importância de levar a Educação Física, não apenas como uma atividade que fosse capaz de estimular a saúde, mas sim, enxergá-la como uma ação pedagógica. Após o ano de 1964, surge a Educação Física competitivista, que se findava na disputa e na resistência individual onde tinha a padronização do desporto objetivando futuros campeões olímpicos, (GONÇALVES et. al, 2002). Com o término da 2ª Guerra Mundial, a influência do esporte na instituição escolar evoluiu rapidamente. Esta era reconhecida como uma prorrogação do ambiente esportivo, (CASTELANI FILHO et. Al., 2009). A função do professor nessa fase começou a ser de treinador. O profissional era chamado devido à sua capacidade esportiva, isto é, a concepção de sua função como educador não existia, (BRACHT, 1992). Nesta disposição, nota-se que o educador mantinha um pensamento técnico referente as suas aulas. O mesmo estava presente, essencialmente para organizar e identificar novos atletas que tivessem como preservar a nação. Darido (1999) mostra que na metade dos anos 80, a Educação Física passou por uma discussão no âmbito acadêmico, nascendo várias definições, tendo como base comum, a iniciativa em quebrar o modelo mecanicista. Uma nova descendência de professores de Educação Física censurou os fundamentos da Educação Física das décadas de 60 e 70, que estava direcionada ao esporte de alto rendimento (MAGALHÃES, 2005). O Brasil não se tornou uma potência no esporte, como se previa, e no campo acadêmico, este pensamento recebeu ampla crítica (GÓIS JUNIOR et. al., 2012). Nos dias atuais, coabitam na área, diversos pensamentos que são produtos da vinculação de várias teorias psicológicas, e pensamentos sociológicos e filosóficos. Todas elas buscando uma Educação Física estruturada nas diversas dimensões do indivíduo, (BRASIL, 1997). De acordo com Leucas (2012), tanto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) quanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a Educação Física agrega valorização igual aos outros componentes curriculares. Por fim, a LDB, no artigo 26, §3º propõe uma educação física integrada com a proposta pedagógica da escola, em sintonia com as faixas etárias, inobstante ser facultativa nos cursos noturnos, apresentando um novo momento para a Educação Física na escola.
Referências
BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre, Magister, 1992.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
________. Ministério da Educação. Lei N. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L9394.htm.
________. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física / Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
CASTELANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
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GUIMARÃES, A. A.; PELLINI, F. Da C.; ARAUJO, J. S. R.; MAZZINI, J. Educação Física escolar: atitudes e valores. Motriz, Rio Claro, v.7, n.1, p. 17-22, 2001.
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MAGALHÃES, C. H. F. Breve histórico da Educação Física e suas tendências atuais a partir das identificações de algumas tendências de ideias e ideias de tendências. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v.16, n.1, p.91-102, 2005.