Apreciação da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Física em Foco
Por Laíne Rocha Moreira (Autor), Marcos Renan Freitas de Oliveira (Autor), Marta Genú (Autor), Meriane Conceição Paiva Abreu (Autor), Suziane Chaves Nogueira (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 48, 2016. Da página 61 a 75
Resumo
O presente artigo analisa o manuscrito da Base Nacional Comum Curricular e compreende a concepção de Educação Física por ele proposta. Identifica a concepção atribuída à educação física pela Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, utiliza a análise bibliográfica e documental (Base Nacional Comum Curricular), a dialética como método e aplica a análise de conteúdo, para tratar os dados. Constata que a Base Nacional Comum Curricular localiza a educação física na área da linguagem e a filia a um ecletismo no que diz respeito a sua concepção e corpo de conhecimento específico, gerando dada incoerência nos conteúdos e nos processos formativos deste campo de conhecimento. Concluiu que o manuscrito concretiza uma aliança entre educação e capital, defendendo os interesses dos grupos hierárquicos centrais, transformando o direito à educação em serviço mercadológico.