Aprendendo Esportes Coletivos da Perspectiva de Alunos de Puyehue, Chile
Por Vicente Angel Salom Aros (Autor), Miriam Roxana Oyarzun Verdugo (Autor), Osvaldo Marcelo Diaz Santibañez (Autor), Luis Eduardo Alvarado Oyarzo (Autor), Luis Alfredo Añazco Martinez (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 282, 2021.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção sobre os esportes coletivos nas aulas de Educação Física na comuna de Puyehue. O esporte coletivo contribui para a saúde física e mental dos alunos e é um dos temas fundamentais dos planos e programas de estudos da Educação Física escolar do Sistema Educacional Chileno. Nesta pesquisa, é utilizado um questionário de percepção com questões fechadas, aplicado a 90 alunos de três estabelecimentos de ensino da comunidade de Puyehue durante o final do ano letivo. Os resultados mostram que o esporte que mais interessa aos alunos é o futebol e a prática de esportes coletivos na aula de Educação Física, principalmente o interesse pelo prazer e diversão. Os resultados também mostram que utilizar as linhas como metodologia de ensino é o que os alunos menos gostam de fazer, o que indica que é importante conhecer a percepção dos alunos para aprimorar o ensino dos esportes coletivos.
Referências
Andrés Gutiérrez, A., Andrés Gutiérrez, C., y Barbero-González, J.I. (2017). ¿De qué hablan los niños cuando hablan de Educación Física? Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2-3), 207-225. https://doi.org/10.24197/aefd.2-3.2017.207-225
Álvarez de Zayas, C., y González, E. (2002). Lecciones de didáctica general. Editorial Magisterio