Sobre
SUMÁRIO
CONVIDAD@S
CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: O DOCUMENTÁRIO EM SALA DE AULA ATRAVÉSDOS FILMES O TRIUNFO DA VONTADE (1935) E O DIA DA BANDEIRA (1937). Arthur Gustavo Lira do Nascimento e Flávio Weinstein Teixeira - 8
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA:UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE OS ESTUDOS DE ETNICIDADE POR MEIO DO MANGÁ “MAGI: O LABIRINTO DA MAGIA”
Luis Filipe Bantim de Assumpção - 16
A CULTURA HISTÓRICA RELATIVA À DITADURA MILITAR BRASILEIRA A PARTIRDAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Marcelo Fronza - 26
AUTOR@S
A REPRESENTAÇÃO SOBRE A VIDA E A MORTE DE SÔNIA ANGEL JONES NODOCUMENTÁRIO SÔNIA MORTA VIVA Ana Cristina Rodrigues Furtado - 52
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS USOS PÚBLICOS DA HISTÓRIA ANTIGA ESUAS REPERCUSSÕES Ana Lucia Santos Coelho e Ygor Klain Belchior - 59
HISTÓRIA DIGITAL NO (E DO) AMAPÁ: A EXPERIENCIA DO BLOG “ENSINO ETEMPO”
Anderson Luis Azevedo da Rocha - 75
FILMES NAS AULAS DE HISTÓRIA. E AGORA? POR QUE E COMO USÁ-LOS? Antônio Barros de Aguiar - 82
PROMISSORES CANTEIROS DE CLIO: TEATRO, JOGOS E QUADRINHOS (HQs)COMO ESTRATÉGIAS AO ENSINO DA HISTÓRIA Antonio Carlos Figueiredo Costa - 90
ENSINO DE HISTÓRIA E WEBQUEST: POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARAAULAS DE HISTÓRIA Antonio Guanacuy Almeida Moura e Jorge Luís de Medeiros Bezerra - 97
O FEMININO EM 'VIKINGS': REFLEXÕES SOBRE AS PERSONAGENS NA CULTURAESCANDINAVA MEDIEVAL Bruno Silva de Oliveira e Michelly Pereira de Sousa Cordão - 102
“HISTÓRIA EM QUADRINHOS E PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO”: PROPOSTA DOPROJETO DE EXTENSÃO “ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ,CAMPUS MARCO ZERO” Carlos Eduardo Barbosa e Jelly Juliane Souza de Lima - 110
A PROPAGANDA ENQUANTO INSTRUMENTO EDUCATIVO NA PROPAGAÇÃO DOANTISSEMITISMO NA ALEMANHA DURANTE O GOVERNO DO TERCEIRO REICH(1933-1945) Caroline de Alencar Barbosa - 119
UMA ANÁLISE DO FILME BYE BYE BRASIL (1979): SUA COMPREENSÃO ENQUANTO FONTE HISTÓRICA, E AS CONTRADIÇÕES DA “CHEGADA” DO MODERNO NO
BRASIL Daniel Fagundes de Carvalho Machado - 129
HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NASAULAS DE HISTÓRIA David Silva Dias e Delcineide Maria Ferreira Segadilha - 137
CINEMA BRASILEIRO E ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DAUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) Diogo Matheus De Souza - 145
ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA: FILMES DE ANIMAÇÃO JAPONÊS COMOFERRAMENTA PARA DISCUTIR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Dionson Ferreira Canova Júnior - 153
PÓS-GUERRA EM SALA MEMÓRIA E CINEMA A PARTIR DO FILME ‘RAPSÓDIA EMAGOSTO’(1991) DE AKIRA KUROSAWA Douglas Tacone Pastrello - 158
ALIENAÇÃO: REDES SOCIAIS E A CULTURA DO VAZIO Eder Wilker Soares dos Santos - 163
ENSINO DE HISTÓRIA E GAMES: MÉTODOS E SUGESTÕES Edmilson Antonio da Silva Junior - 169
A FRONTEIRA NO CINEMA COMO REPRESENTAÇÃO: USOS E ABUSOS Eduardo Barreto de Araújo - 176
INTERNET E ENSINO: A IMPORTÂNCIA DAS ORIENTAÇÕES DOCENTES PARA UMACONEXÃO SEGURA COM A PESQUISA EM HISTÓRIA Elaine Santos Andrade - 183
PAPISA JOANA: AS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE DE UMA PERSONAGEM NOSCONTEXTOS LITERÁRIO E CINEMATOGRÁFICO Esteffane Viana Felisberto - 191
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA COM O RECUSO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Fabian Filatow - 198
(RE)VISITANDO O YOUTUBE: A PRESENÇA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NAPLATAFORMA Fábio Júnio Mesquita e Ana Paula Santos de Sousa Mesquita - 205
“EBA! HOJE É FILME” E TEM AULA!: OS FILMES NO ENSINO DE HISTÓRIA Gabriel Bandeira Alexandre - 213
AS VANTAGENS DE UTILIZAR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSODIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA Geane da Silva e Silva e Douglas Mota Xavier de Lima - 220
PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: ABORDAGEM DO FUTEBOL EM SALA DEAULA Guilherme Henrique da Luz Oliveira - 227
A PERSPECTIVA DO TOTALITARISMO POR MEIO DA FRANQUIA"INJUSTICE": UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE HISTÓRIA" Iago Bizatto da Silva e João Matheus Ramos - 233
CINECLUBE COM A HISTÓRIA E O ENSINO À DISTÂNCIA EM:PEDACINHOS DA HISTÓRIA DO CEARÁ Ivaneide Barbosa Ulisses e Celiana Maria da Silva - 237
BRINCANDO COM MEMES: A COMPREENSÃO HISTÓRICA E AS NOVAS LINGUAGENSNO ENSINO DE HISTÓRIA Jefferson Fernandes de Aquino -241
O ENSINO DE HISTÓRIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: QUESTÕES DE MÉTODOS E OENSINO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA EM PROTAGONISMO DISCENTE João Batista da Silva Junior - 247
PERSEGUIÇÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO RECIFE NA DÉCADA DE30: O JOGO DE TABULEIRO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM Jonas Durval Carneiro e Jaime de Lima Guimarães Jr. - 253
NOVAS FORMAS DE ENSINAR HISTÓRIA: OS JOGOS ELETRÔNICOS COMOFERRAMENTA LÚDICA Jorgeana Roberta Alcântara Teixeira - 265
O USO DAS MÍDIAS EM SALA DE AULA: MÚSICAS E O ENSINO DE HISTÓRIA José Carlos Silva Neto e Otávio Vicente Ferreira Neto - 270
A EDUCAÇÃO DO CIBORGUE: QUESTÕES DO AGORA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA Leandro Couto Carreira Ricon - 278
A PEDAGOGIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADES EM SALA DEAULA Lilian Bento de Souza Silva e Leonardo Paiva Monte - 286
O ANTIGO EGITO NO IMAGINÁRIO OCIDENTAL Leonardo Candido Batista - 293
USOS E POSSIBILIDADES DO ACERVO DIGITAL DA LUTA PELA ANISTIA NOMARANHÃO: ANISTIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA NO CIBERESPAÇO Leonardo Leal Chaves - 301
CINEMA E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: REGIME MILITAR BRASILEIRO EM PRAFRENTE BRASIL (1982) Marcelo Gonçalves Ferraz - 308
A ANTIGUIDADE NOS QUADRINHOS: O USO DOS 300 DE ESPARTA DE FRANKMILLER NO ENSINO DE HISTÓRIA Márcio Vitor Santos - 314