Aprender Brincando: Uma Proposta de Orientação Espacial
Por Luciana Bernardes Vieira de Rezende Hersen Monteiro (Autor), Ana Paula Ramos (Autor), Solange Alves Monteiro Vieira (Autor), Carla Isabel Paula da Rocha de Araujo (Autor), Silvio de Cássio Costa Telles (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental demanda uma atenção especial, de forma a que os processos de ensino-aprendizagem não sejam prejudicados. Para tal, torna-se necessário, que as crianças nesta faixa etária tomem conhecimento do novo espaço de forma segura, através de estratégias que possibilitem a adaptação desses alunos ao novo espaço físico, visto que este é mais amplo e por conseguinte menos aconchegante. A importância deste estudo é proporcionar aos alunos a saída da Educação Infantil de forma autônoma, tendo como base os saberes da criança e respeitando diferentes aspectos do seu desenvolvimento. Por isso, o Colégio Cruzeiro Jacarepaguá desenvolveu um Projeto Piloto pautado na Orientação. O objetivo deste projeto consistiu em apresentar de forma prazerosa, lúdica e divertida. a Orientação como esporte aos alunos entre 5 e 6 anos que fazem parte do Pré II.