Resumo

Esta pesquisa de campo experimental procurou identificar os resultados das metodologias de ensino para o aprendizado do Handebol, com 28 alunos de ambos os sexos, do 6º ano do ensino fundamental. Foram aplicados durante um bimestre do ano letivo de 2013, em um colégio particular da zona Sul da cidade de São Paulo, dois métodos de ensino: com um grupo realizando aulas com o método de ensino tradicional (GMT), balizado na sequência pedagógica e ênfase do aprendizado nos gestos técnicos, através dos exercícios em blocos e o segundo grupo com práticas pelo método de ensino dos jogos reduzidos e adaptados (GMJ). A análise da pesquisa partiu da prática e avaliação do jogo de Handebol, em que avaliou-se o número de gols, os passes certos, os arremessos ao gol, a organização defensiva e ofensiva e o tempo de bola em jogo. Ao final de 12 aulas realizou-se novamente o jogo de handebol e avaliaram-se os mesmos aspectos. Os resultados indicam que ambos os métodos levam a evolução e o desenvolvimento do jogo e ao aprendizado do Handebol. Os passes, arremessos e tempo de bola em jogo apresentaram maior desenvolvimento no GMT, já o GMJ demonstrou melhores resultados na organização tática defensiva e ofensiva e no número de gols. Observa-se que o aprendizado ocorre de maneira mais significativa e motivante e se verificam jogos mais qualificados quando o ensino é realizado por meio do método de jogos reduzidos e adaptados. Desta forma, infere-se que para o ensinamento de esportes coletivos, nas aulas de Educação Física escolar, o jogo constitui-se como uma das principais estratégias de ensino a ser explorada pelos professores. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem do Handebol. Método tradicional. Método do Jogos Reduzidos. 

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