Sobre
Prefácio
A educação a distância (EAD) já é um dos contribuintes fortes para as modificações metodológicas e tecnológicas que estão ocorrendo em todo o setor de educação e treinamento, dando acesso ao conhecimento e à certificação profissional para pessoas que antes não tinham a possibilidade de se aperfeiçoar por serem portadoras de necessidades especiais, ou por morar longe dos grandes centros de estudos, ou ainda por não ter condições econômicas para se dedicar aos estudos. Ter a possibilidade, sem sair de casa, de estudar com celebrados docentes das mais prestigiadas instituições acadêmicas do mundo, é mais um entre os múltiplos benefícios que a aprendizagem a distância oferece.
Aprendizagem centrada no aprendiz e não no professor, aquisição não-linear de conhecimento, “aprendizagem profunda” (e não de superfície), importância de interatividade e colaboração em grupos, e prática que permite aos alunos determinarem aquilo que a instituição lhes oferecerá em instrução (e não o inverso), são apenas algumas das características da EAD que estão forçando a aprendizagem “presencial” a se modernizar.
As páginas que seguem têm o objetivo de apresentar ao leitor aspectos do fenômeno mais revolucionário que vem caracterizando a maneira como jovens e adultos estão aprendendo. Adquirir novos conhecimentos relacionados aos seus estudos, ou ao seu trabalho, sem ter que estar presente numa sala de aula, pode intensificar a capacitação individual na velocidade que mais convier.
Estimulada pela “sociedade de conhecimento” em que vivemos, que exige de todas as pessoas economicamente ativas uma atualização constante dos seus conhecimentos, habilidades e competências, e impulsionada pelo advento das novos tecnologias de informação e comunicação, que nos permitem “aumentar o intelecto humano”, a modalidade educacional que chamamos aprendizagem a distância, que se destaca nas melhores universidades do mundo, está aqui para ficar e crescer.
Planejado para ser lido por principiantes ou profissionais à procura de algumas novas reflexões sobre ideias antigas na teoria e prática da área, este livro tenta mapear o território atual da EAD, identificando as forças de pensamento nostálgico que militam contra seu alcance. Propõe-se ainda demonstrar que as virtudes inerentes à modalidade, num horizonte de não mais de vinte anos, justificarão uma inversão radical e definitiva: mais brasileiros aprendendo a distância do que presencialmente.
Para saber por que e como essa revolução vai ocorrer, afetando a vida de todo cidadão, convido-o a entrar neste pequeno livro.
Fredric M. Litto
Presidente, Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED