Aprendizagem e Atitude dos Alunos numa Experiência de Ensino Modular em Ginástica Escolar
Por Paulo Barcellos Mello (Autor), Lucila Maria Costi Santarosa (Autor).
Em Kinesis v. 1, n 1, 1985. Da página 155 a 181
Resumo
Este estudo objetivou elaborar e avaliar 4 MÓDULOS de ensino de um Curso de Introdução ao Estudo da Ginástica Escolar (GEE), observando AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO E NA ATITUDE DOS SUJEITOS_COM REFERENCIA A ESSE MODELO DE ENSINO. ASSIM COMO VERIFICAR A RELAÇAO EXISTENTE ENTRE ESSAS DUAS VARIÁVEIS. CaRACTERI- ZOU-SE COMO UMA PESQUISA PRE-EXPERIMENTAL, COM UM UNICO 6RUP0. A A~ MOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 51 UNIVERSITÁRIOS, DE AMBOS OS SEXOS, DO CURSO DE GRADUAÇAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 0 MATERIAL FOI PREVIAMENTE TESTADO UM A UM E EM PEQUENO GRUPO. FORAM ELABORADOS INSTRUMENTOS ES PECÍFICOS PARA A MENSURAÇAO DAS VARIÁVEIS APRENDIZAGEM, UM TESTE DE CONHECIMENTOS (TGC), E ATITUDE, UMA ESCALA (EA), SENDO ANALIZADOS QUANTO Ã VALIDADE E CONSISTÊNCIA INTERNA. 0 TESTE "l" EVIDENCIOU DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE AS_MEDI AS DO PREE DC PÓS-TESTES DO TGC E EA. A CORRELAÇÃO MOSTROU NAO HAVER RELAÇAO SIGNIFICATIVA ENTRE AS VARIÃVEIS APRENDIZAGEM E ATITUDE, CONCLUIU-SE QUE O CURSO MODULAR EM GEE: a) É UM MODELO DE ENSINO ALTERNATIVO ALTAMENTE PROMISSOR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE EdUCAÇAO FÍSICA; b) PROVOCA MUDANÇAS POSITIVAS NA ATITUDE DOS SUJEITOS COM RELAÇAO AO SEU USO; PORÉM (C) ESSAS ATITUDES NÃO APRESENTAM RELAÇAO COM A APRENDIZAGEM,