Sobre
O livro “Aprendizagem autocontrolada do nadar: nado peito” apresenta uma nova metodologia do processo de ensino-aprendizagem do nado peito, que se baseia no gerenciamento do processo pelo próprio aluno, sob a orientação do professor. Consiste de cartões sequenciais, cada um com instruções textuais e visuais, tarefas e itens de controle, por meio dos quais o aluno consegue avaliar o seu progresso. Se o aluno constata que atingiu o objetivo de um cartão, é convidado a avançar para o próximo cartão. Após vários cartões, é convidado a testar-se, e chamar o professor para avalizar o progresso do aluno, liberando-o para a etapa seguinte.
O processo está fundamentado em uma visão ecológica da aprendizagem do nadar, ou seja, espera-se que o aluno adquira competência aquática ao invés de imitar uma técnica. Essa visão do nadar diverge fundamentalmente da visão tradicional tecnicista: ao invés de executar fielmente um padrão motor predefinido (a técnica consagrada do nado peito), deve encontrar o seu padrão individual que se baseia em e aproveita a interação do seu corpo com a água, dentro dos princípios físicos que permitem sustentar-se e gerar propulsão. Para tal, promove a percepção individual, pelo aluno, dessa interação entre corpo e água.
O livro é complementado por orientações introdutórias que explicam como trabalhar com os cartões, tanto para o professor como para o aluno, bem como um questionário de competência aquática que permite que o aluno, orientado pelo professor, acompanhe o seu progresso em direção à competência aquática e ao aproveitamento pleno das opções de esporte e lazer que a água oferece, inclusive tendo em vista a prevenção do afogamento.