Aprendizagem Baseada em Projecto para a Sociedade universitário em educação física: pesquisa e Agenda 2030
Por Teresa Valverde-Esteve (Autor), María Maravé-Vivas (Autor), Celina Salvador Garcia (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esta comunicação descreve um projeto de pesquisa focado em um programa de Aprendizagem Baseada em Projecto para a Sociedade a ser aplicado na Universitat Jaume I na área de educação física e esporte. O referido projeto visa desenhar, aplicar e analisar o seu impacto cujo objetivo é integrar a aprendizagem académica e a prestação de serviços à comunidade a partir da formação inicial de professores. A avaliação do programa educacional incluirá, por um lado, os efeitos gerados nos estudantes universitários e sua qualidade educacional (objetivo específico 1). Por outro lado, examinará o impacto na comunidade social receptora do serviço, tendo em conta a diminuição das desigualdades sociais vividas (objectivo específico 2). Portanto, o projeto abordará dois objetivos específicos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa educativo de Aprendizagem Baseada em Projecto será aplicado na disciplina 'Desenvolvimento motor, saúde e crescimento', do Curso de Licenciatura em Educação Infantil, tendo como grupo de acolhimento vários grupos de crianças em risco de exclusão social por apresentarem diversidade funcional, cultural, raça, etc O grupo de participantes do estudo será constituído por universitários, familiares de grupos infantis e pessoas de entidades colaboradoras. Por um lado, será analisado o processo e a aprendizagem vivenciada pelos universitários, vinculados ao ODS 4. Por outro lado, será estudado o impacto gerado nas famílias do grupo infantil e entidades sociais, relacionado ao ODS 10. Quanto à parte metodológica, serão utilizados métodos mistos, de modo que o aspecto quantitativo seguirá um desenho quaseexperimental pré-teste-pós-teste com um grupo controle. Além disso, a análise qualitativa será realizada a partir de uma abordagem interpretativa fenomenológica e terá como foco conhecer o impacto do Aprendizagem Baseada em Projecto a partir da percepção de estudantes universitários, famílias de grupos infantis e entidades sociais colaboradoras. Em suma, este projeto representará um passo em frente no desenho de procedimentos atualizados, sistematizados e estruturados para implementar a Aprendizagem Baseada em Projecto na formação inicial de professores, apostando na transferência social e na geração de conhecimento em plena sintonia com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.