Aprendizagem Baseada em Projeto Aplicada Ao Ensino de Organização de Eventos Esportivos: Uma Proposta de Vivência de Esportes Não Convencionais na Formação de Professores.
Por Cristiano Marcelo Moura (Autor), Daniel Ribeiro (Autor), Ivan Eduardo de Abreu Arruda (Autor), Roberto Rocha Costa (Autor).
Resumo
O presente estudo carrega na sua essência o desafio de misturar ingredientes tão ricos e, ao mesmo tempo, não explorados em conjunto, em uma mesma situação. Isto significa afirmar que partimos da premissa que a curiosidade pelo novo foi norteadora para os passos que demos e metas que cumprimos. Em um mesmo trabalho, unimos: aprendizagem baseada em projeto, desportos não convencionais, cultura, ferramentas de gestão e formação de professores. A miscelânea, resultou nesta obra que acreditamos, poderá ser um referencial para a multiplicação de outras possibilidades de pesquisa, e de novos e crescentes debates pedagógicos. Em um primeiro momento, faremos uma reflexão acerca da relação de cultura e os esportes não convencionais, em seguida, trataremos da conexão entre as teorias organizacionais de um evento e sua aplicabilidade no contexto da pedagogia de projetos. Por fim, abordaremos metodologicamente a estruturação da aprendizagem baseada em projetos em um guia processual das ações experimentadas, enfatizando os valores adquiridos pelos alunos do curso de formação de professores de Educação Física.