Resumo

O presente estudo carrega na sua essência o desafio de misturar ingredientes tão ricos e, ao mesmo tempo, não explorados em conjunto, em uma mesma situação. Isto significa afirmar que partimos da premissa que a curiosidade pelo novo foi norteadora para os passos que demos e metas que cumprimos. Em um mesmo trabalho, unimos: aprendizagem baseada em projeto, desportos não convencionais, cultura, ferramentas de gestão e formação de professores. A miscelânea, resultou nesta obra que acreditamos, poderá ser um referencial para a multiplicação de outras possibilidades de pesquisa, e de novos e crescentes debates pedagógicos. Em um primeiro momento, faremos uma reflexão acerca da relação de cultura e os esportes não convencionais, em seguida, trataremos da conexão entre as teorias organizacionais de um evento e sua aplicabilidade no contexto da pedagogia de projetos. Por fim, abordaremos metodologicamente a estruturação da aprendizagem baseada em projetos em um guia processual das ações experimentadas, enfatizando os valores adquiridos pelos alunos do curso de formação de professores de Educação Física.

Acessar