Aprendizagem Baseada em Projetos a Partir de Uma Perspectiva Interdisciplinar
Por Milton Patricio Tapia Calvopiña (Autor), Angélica Medina Nicolalde (Autor), Milton David Tapia Medina (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 22, n 235, 2017.
Resumo
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), implica a incorporação no processo de ensino-aprendizagem de um papel diferente do aluno e do professor. Particular interesse adquire a necessidade de reprogramar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, as funções do aluno como construtor de sua aprendizagem. Portanto, é uma questão que o estudante, além de treinar em situações similares à realidade, incorpora métodos de estudo e aprendizagem que lhe permitem desenvolver sua capacidade de trabalho autônomo e suas próprias competências; na mesma medida em que ele desenvolve habilidades para aplicar o conhecimento teórico à prática. Esta nova visão amplia o horizonte e alcance de cada aluno, estimula seu desempenho, consolida o seu nível de competências através da responsabilidade que introduz, dado o processo de tomada de decisão perante várias situações dentro do projeto; no entanto, nem sempre é possível entender a importância da SPA e ainda menos considerar sua essência a partir da interdisciplinaridade, como forma de obter a otimização de competências e habilidades; Isto é entendido como uma fase superior de autonomia na construção de aprendizagens significativas. Correspondendo ao exposto, o objetivo do artigo é fornecer uma análise reflexiva sobre o valor do desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com ênfase na integração do conhecimento, reconhecendo o papel do aluno como arquiteto de sua aprendizagem. Baseado em uma metodologia de busca científica, destaca-se como resultado: