Resumo

Este estudo compara os métodos global e parcial progressivo quanto à eficiência na aquisição e retenção de movimentos de uma dança popular. Utiliza como amostragem um grupo de 24 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Zasso do Município de Nova Palma, RS. Formaram-se dois grupos de 12 crianças: O grupo 01 trabalhou com o método global e o grupo 02 com o método parcial progressivo. Cada grupo realizou 08 sessões práticas, com intervalos de 48 horas entre elas. Ao final da oitava sessão foi realizado o teste de aquisição, e após um intervalo de 48 horas, sem prática, foi aplicado o teste de retenção para avaliar as informações retidas na memória de longo prazo. Os índices, calculados pelo teste “t” de student, apresentaram o valor de p= -0,576 no teste de aquisição, e p= -0,463 no teste de retenção. Pelo que se constata não ocorreu diferença significativa entre o método parcial progressivo e o método global quanto aos níveis de eficiência na aprendizagem da coreografia de uma dança popular.
 

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