Resumo

O estudo analisou, através da Hipótese de Variabilidade de Prática, o desempenho dos sujeitos após a aprendizagem de uma tarefa motora. Utilizou-se o chute como tarefa de precisão, onde deveria chutar a bola para acertar um alvo. A amostra foi distribuída em quatro grupos: Prática Constante, Prática Variável Aleatória, Prática Variável de Bloco e Grupo Controle, e eram constituídos de 56 sujeitos, do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 12 anos. Os grupos passaram por um pré-teste, logo após utilizaram uma prática, e em seguida executaram o pós-teste, que foi dividido em: pós-teste A e B. Os resultados demonstraram que todos os grupos foram superiores ao pré-teste, e ao mesmo tempo que os grupos que tiveram algum tipo de prática foram superiores ao Grupo Controle no pós-teste A. Já no pós-teste B o grupo de Prática Variável Aleatória foi o que apresentou melhor desempenho, oferecendo com isso suporte para a Hipótese de Variabilidade de Prática da Teoria de Esquema.