Resumo

Pesquisadores têm se interessado em classificar estudantes de curso on-line aberto massivo (MOOC) com base em seus comportamentos de aprendizagem. No entanto, menos atenção tem sido dada aos atributos cognitivos associados a diferentes comportamentos de aprendizagem. Neste estudo, propomos um modelo conceitual que conecte os comportamentos observáveis da aprendizagem dos alunos do MOOC aos seus atributos latentes (por exemplo, aprendizagens individuais versus aprendizagem interativa). Utilizando os dados de comportamento dos alunos de um MOOC, conduzimos uma análise diagnóstica cognitiva para identificar os perfis de aprendizagem dos alunos e para determinar como esses perfis estão relacionados aos resultados do curso. Descobrimos que grande parte dos alunos realizava a aprendizagem individual, enquanto apenas uma parcela muito pequena deles realizava uma aprendizagem interativa. Além disso, os estudantes que realizaram a aprendizagem interativa tiveram maior probabilidade de passar no curso com distinção do que os alunos que não demonstraram esse atributo. Os resultados deste estudo têm implicações importantes para melhorar a aprendizagem dos alunos nos MOOCs. Ademais, o estudo fornece uma boa demonstração de como utilizar os dados no processo Clickstream para análises psicométricas.

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