Aprendizagem Mediada Por Ferramentas de Interação: Análise do Discurso de Professores em Um Curso de Formação Continuada a Distância (análise das Práticas Pedagógicas)
Por Eloiza da Silva Gomes de Oliveira (Autor), Marta Cardoso Lima C. Rego (Autor), Raquel Marques Villardi (Autor).
Em Educação & Sociedade v. 28, n 101, 2007. Da página 1413 a 1434
Resumo
Este texto traz resultados de uma pesquisa sobre a Internet como espaço virtual de aprendizagem. A amostra estudada foi de 80 concluintes de um curso de Extensão para professores. Analisamos os discursos dos fóruns, listas de discussão e e-mails, à luz de categorias, retiradas da obra de Jean Piaget: Predominou a informação adaptada - mostrando interação entre os interlocutores, informando e influindo sobre o comportamento mutuamente, colaborando e discutindo idéias. São atributos indispensáveis para a constituição de "comunidades de aprendizagem virtual", assim como o desenvolvimento de competências como a capacidade de pensar categorialmente, utilizar novos recursos lingüísticos, auto-regular o comportamento e aprendizagem, potencializar determinadas áreas cognitivas, criar novas formas de convívio social, afetivo e cultural. Palavras-chave : Interação; tecnologia e educação; tecnologia de informação e comunicação; aprendizagem em ambientes virtuais; formação de professores.