Aprendizagem Motora Como Um Problema Mal-definido
Por Koji Choshi (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 14, n 3, 2000. Da página 16 a 23
Resumo
A solução de problemas na aprendizagem motora apresenta as eguintes características: não possuem uma solução a priori, há várias soluções para o esmo problema e as mudanças nas soluções são descontínuas. Isso torna a aprendizagem motora um problema al-definido. A aprendizagem como um problema mal-definido têm três níveis numa organização ierárquica: controle por "feedback" negativo, controle adaptativo e auto-organizacional. Como as condições iniciais não são conhecidas, é importante adotar o pensamento de controle adaptativo na aprendizagem. om esse "background" foi realizado um experimento com uma tarefa seriada de rastreamento com uatro medidas: respostas omissas (OR), respostas erradas (ER), repostas corretas (CR) e respostas ntecipatórias (AR). Quando submetidos a uma perturbação que requeria adaptação, os sujeitos voltaram um nível na rganização hierárquica, o que mostra a importância de investigar como a auto-referência ou estrição mental é utilizada.