Aprendizagem Motora em Pessoas com Síndrome de Down:efeitos da Freqüência do Conhecimento de Resultados na Aprendizagem de Uma Habilidade Motora Discreta
Por Camila Fagundes Machado (Autor), Suzete Chiviacowsky (Autor), Alexandre Marques (Autor).
Em XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto Língua Portuguesa
Resumo
A Síndrome de Down (SD) é a síndrome genética de maior incidência e tem como principal conseqüência a deficiência mental. Compreendendo aproximadamente 18% do total de deficientes mentais em instituições especializadas (Moreira; El Hani, Gusmão, 2000), a SD atinge uma média de 8.000 novos casos por ano no Brasil. O individuo com SD, pode apresentar características físicas da síndrome como, por exemplo, obesidade, baixa estatura e cardiopatias (Marques, 2000). Outras características são a lentidão, seleção de estratégias não usuais e atraso na aquisição dos padrões fundamentais de movimento (Block, 1991; Henderson, 1985; Mauerberg de Castro& Angulo-Kinzler, 2000; Nabeiro, Duarte & Manoel, 1995; Pedrinelli, 1989; Seaman &Depauw, 1982).