Resumo
O presente estudo investigou a eficiência da aprendizagem do saque chapado, sem efeito, através de diferentes métodos de ensino: todo, partes e partes progressivas, aplicados em 45 sujeitos, todos vinculados a Universidade de São Paulo, ou seja, alunos, professores, funcionários e dependentes, de ambos os sexos, sem experiência anterior, inscritos nos cursos de iniciação de tênis oferecidos pelo Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CEPEUSP -, 1º semestre de 1989.Foram formados três grupos experimentais, todos homogêneos, contendo 14, 15 e 16 sujeitos.A pesquisa foi realizada no início do período letivo da Universidade, quando os sujeitos passaram pelo processo de aprendizagem durante 7 aulas, com duas aulas semanais, sendo a duração de cada aula de 60 minutos.Os sujeitos executaram no método das partes e das partes progressivas 10 vezes cada fase do movimento. Todos os sujeitos executaram no final das aulas programadas para o experimento 30 saques em 6 séries de 5 repetições, alternando o lado direito e esquerdo da quadra, na execução de cada série.Foi aplicado um teste para controlar o experimento, realizado antes do estudo; após a finalização do período de aprendizagem, ou seja, após a 7ª aula o teste foi reaplicado e, uma semana após a avaliação do período de aprendizagem ter sido completada, foi aplicado o reteste. Cada sujeito executou 10 saques do lado direito da quadra e 10 saques do lado esquerdo.A avaliação do desempenho técnico dos sujeitos na execução de cada saque foi feita por 3 avaliadores experientes, professores de Educação Física, que utilizaram uma escala, observando-se as fases do movimento do saque.O resultado da execução de cada saque foi anotado para uma identifição onde a bola tocava com mais freqüência. Os sujeitos executaram mais saques errados do que certos, resultado este perfeitamente natural em função da dificuldade encontrada na execução da referida habilidade.Através de tratamento estatístico, utilizando-se da análise de variância com dois fatores fixos, os resultados revelaram que os sujeitos dos 3 grupos experimentais aprenderam o saque e não houve diferença significativa entre os métodos de ensino utilizados.