Resumo

Introdução: A Educação Física escolar tem papel primordial na formação esportiva de crianças e jovens, pois é nesse contexto, que muitos deles são iniciados no esporte. Diante deste cenário, é relevante investigar a forma como os discentes concebem a sua aprendizagem, a fim de apontar pistas ao processo de ensino do voleibol nas instituições formais. Objetivo: Analisar a percepção discente sobre a aprendizagem técnico-tática adquirida nas aulas de voleibol escolar. Método: O estudo descritivo-exploratório quanti-qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sob o parecer 932.068, utilizou-se um questionário composto por questões fechadas com cinquenta e seis alunos de quatro turmas distintas das séries finais do ensino fundamental da rede pública de um município da Grande Florianópolis (SC). A análise dos dados foi realizada por meio do programa Microsoft Office Excel, versão 2010, para verificar a frequência relativa e percentual. Resultados: Com base na percepção discente verificou-se que estes atribuíram uma aprendizagem mais significativa à dimensão técnica (88,2%) em relação à tática (55,3%). Aliado a isso, os discentes perceberam no que tange a execução de suas ações técnicas, como regular (30,5%) e boa (28,1%), em comparação com o comportamento tático, que foi considerado regular por alguns discentes (30,3%), enquanto outros afirmam não terem vivenciado situações táticas da modalidade (24,8%). Conclusão: Os resultados encontrados demonstram que a aprendizagem técnica no voleibol, sob o olhar discente, foi mais significativa do que os aspectos táticos, o que pode estar relacionado tanto ao fato de que os professores utilizaram-se de métodos de ensino mais tradicionais que valorizam o ensino da técnica em detrimento à tática, ou não optaram por ensinar a componente tática devido a sua complexidade. Na complementação desse indicativo, faz-se necessário ampliar estudos com relação ao ensino do esporte em ambiente escolar.

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