Aprendizagem de Uma Habilidade Motora Seriada em Diferentes Estágios de Desenvolvimento
Por Ariane Brito Diniz (Autor), Luciano Basso (Autor), Debora Hashiguchi (Autor), Natália Barros Beltrão (Autor), Elisa Renata Freitas Guerra Correia (Autor), Dayana da Silva Oliveira (Autor), Ilana Santos de Oliveira (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor).
Resumo
Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora.