Resumo

Esta pesquisa empírica teve como objetivo investigar como se desenvolve o ensino/aprendizagem das virtudes na prática pedagógica do professor de Educação Física no modelo pedagógico competitivo e cooperativo no nono ano do Ensino Fundamental, observando-se os resultados destes no desenvolvimento moral dos alunos. A tríade que norteou este estudo foi a Educação Física Escolar, Currículo e Ética/Moral. A Educação Física Escolar foi entendida como um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, que é uma contribuição na formação integral do aluno. As reflexões sobre o Currículo têm como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 que indicam o ensino da Ética por meio de Tema Transversal e ainda reflexões pertinentes a questões contemporâneas do pensamento curricular. A principal fundamentação teórica é a filosofia de Alasdair MacIntyre (2001). Este filósofo moral contemporâneo revelou que há nas sociedades uma desordem moral, como consequência do Emotivismo. MacIntyre propôs a prática das virtudes em oposição ao emotivismo, tendo como ponto de partida a teoria Aristotélica e criando sua própria tese sobre as virtudes. Destacou-se também para esta dissertação a contribuição teórica de Theodor Adorno, no que diz respeito a Barbárie Social com intuito de aproximação ao conceito de Desordem Moral de MacIntyre. Para esta pesquisa foram escolhidas as virtudes: Amizade, Perseverança, Coragem e Justiça. A metodologia adotada se define como pesquisa qualitativa, por meio da pesquisa-ação na perspectiva de René Barbier. A coleta de dados foi organizada por meio de observação participante nas aulas de Educação Física se utilizando da técnica da Escuta Sensível. Foram realizadas Oficinas e entrevistas com os alunos, e entrevista com o professor da turma. A Análise de Conteúdo (Bardim, 1977) demonstrou as incidências das virtudes nas oficinas em ambos os modelos pedagógicos, se confirmando nas entrevistas. Esta dissertação contribuirá para o currículo da Educação Física Escolar no que tange ao ensino da ética se aproximado de outras dimensões contemporâneas do currículo, tendo a transversalidade da ética como eixo central nas aulas de Educação Física no âmbito escolar

Acessar Arquivo