Apresentação

Parte de Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo .

Resumo

Apresentação

A iniciativa da Divisão de Educação Física do M. E. C. em publicar a presente obra tem por objetivo dois pontos capitais.

O principal dêles é que há uma tendência de nossa especialidade se orientar no sentido dos

Desportos. Efetivamente se observa que a pesquisa do treinamento físico, com suas implicações e novos conceitos, está influenciando de modo preponderante a evolução de todos os setores da Educação Física. É do consenso dos centros mais adiantados que, no futuro, a metodologia da Educação Física terá por base os cânones do que chama hoje treinamento desportivo.

Evidentemente, a Divisão de Educação Física não poderia ficar alheia a êste aspecto técnico.

Estamos, assim, cumprindo uma de nossas missões, procurando, desde já, fixar doutrina a respeito.

Em segundo lugar, e agora fora do âmbito educacional, há uma indiscutível e insistentemente verificada necessidade de aperfeiçoamento de nossos técnicos desportivos.

Á observação do desempenho das equipes representativas nacionais em tôdas as modalidades, tem indicado uma flagrante ineficiência no que se refere à condição física. Mesmo a par da constelação de fatores influenciativos envolvidos no problema, pareceu-nos ser importante oferecer acesso às informações adequadas e atualizadas que todos nós reconhecemos serem de difícil trânsito em nosso pais.

Por outro lado, não estamos diante de uma ciência exata, cujas fórmulas possam servir a todos os casos. A chamada moderna ciência do Treinamento Desportivo se apóia, sobretudo, na flexibilidade de soluções e isto, em última análise, só é pertinente quando o responsável pelo treinamento possui formação eclética condizente. Dessa assertiva surgiram os fundamentos do desenvolvimento

integrado do temário.

Neste contexto ainda deve ser evidenciado que a doutrina obedecida na transmissão dos conhecimentos programados é a do Treinamento Total, isto é, uma visualização do treinamento sob o aspecto global de todas as implicações que envolvem o aperfeiçoamento da condição física. Por esta concepção, examina-se a problemática do treinamento sem atentar para os pormenores específicos de um determinado desporto, além de atender aos atuais conceitos da preparação desportiva científica.

Quanto à escolha dos colaboradores, a Divisão de Educação Física procurou pautar-se no critério da vivência, a par, logicamente, de um elevado nível técnico, a fim de que a teoria se proximasse ao máximo de nossas condições ambientais.

Considerando nossa diretiva à frente da Divisão de apoiar decisivamente o aperfeiçoamento técnico da Educação Física e dos Desportos, esperamos com êsse empreendimento cumprir mais uma etapa de nossos objetivos.

Tenente-Coronel Arthur Orlando da Costa Ferreira

Diretor da Divisão de Educação Física do M. E. C.