Apresentação

Parte de Lenea Gaelzer Coletânea de Textos Sobre Recreação e Lazer . páginas 6

Resumo

Lenea Gaelzer: coletânea de textos sobre recreação e lazer resulta do compromisso do Centro de Memória do Esporte em ampliar a acessibilidade aos seus acervos e coleções. Motivadas pelo reconhecimento da importância da professora Lenea para o desenvolvimento de estudos e intervenções no campo do lazer, da recreação e das políticas públicas organizamos essa obra cujo objetivo é divulgar estudos outrora publicados e que hoje são difíceis de serem encontrados seja em livrarias, seja em bibliotecas universitárias.

Os textos originais que integram a coletânea pertencem à coleção Recreação e Lazer, a qual foi estruturada a partir da doação que a família Gaelzer fez para o Centro Memória do Esporte de materiais da professora Lenea e de seu pai, o professor Frederico Guilherme Gaelzer. Tal coleção comporta documentos, fotografias, anotações pessoais, certificados, programas, ementas de disciplinas, artefatos tridimensionais, enfim, um sem-número de registros que atestam a relevância dessas duas pessoas para o campo do lazer e da recreação do Brasil e no exterior.

Dentre esse profícuo material nos deparamos com três livretos publicados na década de 1980 cujo conteúdo expressa o que sua autora analisa, estuda e coloca em ação. Dada a relevância destes textos, publicados em um tempo no qual ainda eram incipientes estudos com essa temática, decidimos reuni-los em um só livro, facilitando sua consulta e divulgação.

Esboçada essa intenção convidamos familiares da professora Lenea para uma reunião no Centro de Memória do Esporte na qual apresentamos as ações que desenvolvemos para a guarda, catalogação e divulgação do acervo que haviam doado no ano de 1997. Nesse mesmo dia apresentamos a proposta da coletânea que foi imediatamente acatada e sua publicação autorizada por Lilian Gaelzer Wertheimer (irmã) e Ana Elisa Gaelzer Sigot (filha) a quem agradecemos pela gentileza e sensibilidade. Agradecemos também a Carlos Guilherme Gaelzer (filho) que disponibilizou as fotografias aqui publicadas e que representam diferentes momentos da trajetória da professora Lenea.

Enfim, é com grande satisfação que apresentamos essa coletânea pois estamos certas de que será útil para trabalhos e análises no campo do lazer e da recreação. Além disso cumpre outro papel: possibilitar que novas gerações conheçam o trabalho dessa importante professora cuja atuação qualificou o trabalho empreendido pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ensino, na pesquisa e na extensão.

Boa leitura!

Silvana Vilodre Goellner e Christiane Garcia Macedo

Arquivo