Integra

Temos a grata satisfação de apresentar os Anais do II Fórum Internacional de Ginástica Geral, realizado em Campinas – SP no período de 22 a 30 de Agosto de 2003.

Este evento dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos no Fórum Brasileiro de Ginástica Geral em 1999 e no Fórum Internacional de Ginástica Geral em 2001, ambos realizados pelo SESC em parceria com a Faculdade de Educação Física da UNICAMP, por meio do Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral e do Grupo Ginástico Unicamp, tendo o apoio internacional da ISCA - International Sport and Culture Association.

Tem como objetivo central oferecer aos profissionais e instituições interessadas na prática da Ginástica Geral, um espaço de informação, capacitação e discussão, oportunizando a divulgação das pesquisas e trabalhos realizados nesta área, a fim de favorecer a disseminação e o crescimento dessa prática no meio escolar e comunitário.

Os trabalhos apresentados nas mostras pedagógicas, vídeo-pôsteres e pôsteres, assim como nas conferências e mesas temáticas e publicados nestes Anais demonstram a riqueza e diversidade das propostas pedagógicas e pesquisas realizadas na Ginástica Geral, constituindo-se num importante espaço de divulgação do conhecimento produzido na área.

A possibilidade de reunir, durante uma semana, profissionais e ginastas de vários países da América Latina e da Europa, amplia o entendimento das possibilidades da Ginástica Geral em que a diversidade, a criatividade, a participação e o congraçamento, por meio de uma prática saudável e prazerosa, são suas principais características. Neste ambiente descontraído, pessoas comuns têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos, conhecer novas pessoas e outras culturas, trocar experiências e informações e, principalmente, sentir-se parte de uma comunidade que tem na Ginástica Geral sua forma de expressão.

Elizabeth Paoliello

Faculdade de Educação Física da Unicamp

Acessar Arquivo