Apresentação

Parte de Maracanã 70 Anos . páginas 4

Resumo

Com muito orgulho e prazer venho apresentar o trabalho realizado no Projeto de Exposição dos 70 Anos do Estádio do Maracanã e o seu produto final, o presente livro, o qual reuniu vários autores de diferentes universidades – professores e alunos -, relatando fatos históricos do famoso marco esportivo brasileiro completados por estudos e pesquisas no mesmo tema. Claro está que o Estádio do Maracanã dispensa apresentações, assim devo mencionar entretanto o Projeto de Legado da História do Esporte Brasileiro, e neste contexto, falar do Maracanã e principalmente na comemoração dos seus 70 anos, torna-se mandatório. Cabe também realçar que projeto em tela teve seu início como tese de Doutorado do Instituto de Educação Física da UERJ que focalizou a inovação tecnológica envolvendo a memória do esporte. Ao se titular doutora, a autora – a professora Bianca Gama Pena – teve o projeto selecionado na Incubadora ITECS do IME UERJ e com isto seu projeto se transformou na Empresa Incubada Gama Assessoria cujo principal produto é o Sistema Tecnológico de Ambiente Virtual - eMuseu do Esporte.

Hoje, o eMuseu do Esporte é um museu virtual do Esporte Brasileiro que integra dirigentes, atletas e fãs, com abrangência nacional e internacional, na divulgação da História do Esporte e todos os seus players, incluindo estudos e pesquisas por parcerias com universidades brasileiras e do exterior. O projeto de Empresa além de expor e tratar de todas as modalidades esportivas, também ampliou seu escopo como Ambiente Virtual de Exposição e Apresentações de Congressos, Feiras, etc.., bem como a criação de uma Editora. Neste contexto de realizações está sendo lançado o Livro “Maracanã 70 Anos”. E neste propósito, a UERJ através do seu Departamento de Inovação – InovUerj tem enorme satisfação de participar da entrega de mais um resultado do trabalho do eMuseu do Esporte, um projeto nascido, criado, desenvolvido e transferido á sociedade pelos caminhos da parceria da Academia, Sociedade e Governo. È uma honra conferir como a parceria do trabalho conjunto, a visão empreendedora de uma Empresa e sua Direção, com o apoio de todos pode trazer cidadania, inclusão social e qualidade de vida para a Sociedade.

Parabéns a Bianca Gama Pena, pelo empenho e dedicação, aliados a sua incrível competência bem como os autores da presente obra, típico exemplo de trabalho em equipe tão caraterístico do melhor das universidades brasileiras. Parabéns a todos a quem vocês conquistaram e acreditaram em vocês. Parabéns a UERJ e o Rio de Janeiro por terem o eMuseu do Esporte.

Parabéns ao Maracanã pelos seus 70 anos e boa leitura.

Profa. Dr. Marinilza Bruno de Carvalho,
Diretora do Departamento de Inovação – InovUerj,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro