Resumo

A complexidade e as possibilidades de trabalho com lutas no ambiente escolar são um compósito de elementos ainda muito suscetível a reflexões e aprofundamentos. Esse conteúdo parece, de alguma forma, distante das práticas pedagógicas no chamado chão da escola. Claro que há exceções nesse sentido; existem muitos professores empenhados em desenvolver trabalhos profícuos sobre a temática, como veremos nos artigos apresentados. Esse esforço profissional produz uma série de dúvidas que necessitam ser analisadas e refletidas. Desse modo, ainda permeiam muitas questões sobre a intencionalidade e sobre as finali-dades do ensino das lutas na escola. Essas interrogações são produzidas, em grande parte, por um preconceito social que relaciona os esportes de contato à violência. Assim, os professores que decidem trabalhar com a temática em suas aulas são expostos a desconfianças que são inerentes a essa dinâmica. Afinal, é muito difícil ouvirmos apontamentos negativos sobre outros conteúdos. A carga social é, nesse sentido, preponderantemente direcionada às lutas. Na esteira dessas reflexões, apresentamos o dossiê sobre lutas na Educação Física escolar. O objetivo de reunirmos os trabalhos que serão apresentadosnesse dossiê foi possibilitar reflexões que tangenciam, interconectam e diferenciam trabalhos nas diferentes regiões do país e entendermos como as lutas são desenvolvidas respeitando as idiossincrasias culturais. Ademais, temos a possibilidade, ao fim desse percurso cognitivo e reflexivo, de olharmos para esse fenômeno com mais conhecimentos e com menos pré-julgamentos.

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