Resumo

No   cenário   educacional   brasileiro,o   processo   de   escolarização   de   pessoas   queapresentam  condições  peculiares  de  aprendizagem  geraintenso  debatede  ordem  acadêmico-profissional e política.A própria terminologia de referência é alvo de pseudodiscussões que,porvezes,invademrodas  de  conversa  pseudoacadêmicas  ou,  ainda,  pseudoprofissionais.  Este,  apropósito,é um assuntoque cabe,nestedossiê, mencionar já de partida. Seja no que se refere aaspectos  orgânicos  constitutivos  do  sujeito  ou  do  contexto  socioambiental no  qual  se  encontra,seja com entrada na discussão por aspectos filosóficos ou fisiológicos,há que se considerar que,ao  se  reportar  ao  ser  humano,todos  os  aspectos  que  o  definem  são  imprescindíveis  para  suacompreensão e, consequentemente, para atuar na realidade que o abriga. Entretanto, vivemos ummomento  de  extremismos  reducionistas  que  obstaculizam  a  compreensãodo  ser  humano,  aoconsiderar  uma  perspectiva  teórica,  por  exemplo,  superior  a  outra.Tão  superior  queem  algunsmomentossequer se admitea existênciade diferençasepistemológicas, teóricas e metodológicas.

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