Apresentação- Dossiê: Educação Física Escolar no Contexto da Inclusão e Diferença
Por Gilmar de Carvalho Cruz (Autor), Silvia Christina de Oliveira Madrid (Autor), David Rodrigues (Autor).
Resumo
No cenário educacional brasileiro,o processo de escolarização de pessoas queapresentam condições peculiares de aprendizagem geraintenso debatede ordem acadêmico-profissional e política.A própria terminologia de referência é alvo de pseudodiscussões que,porvezes,invademrodas de conversa pseudoacadêmicas ou, ainda, pseudoprofissionais. Este, apropósito,é um assuntoque cabe,nestedossiê, mencionar já de partida. Seja no que se refere aaspectos orgânicos constitutivos do sujeito ou do contexto socioambiental no qual se encontra,seja com entrada na discussão por aspectos filosóficos ou fisiológicos,há que se considerar que,ao se reportar ao ser humano,todos os aspectos que o definem são imprescindíveis para suacompreensão e, consequentemente, para atuar na realidade que o abriga. Entretanto, vivemos ummomento de extremismos reducionistas que obstaculizam a compreensãodo ser humano, aoconsiderar uma perspectiva teórica, por exemplo, superior a outra.Tão superior queem algunsmomentossequer se admitea existênciade diferençasepistemológicas, teóricas e metodológicas.