Resumo

iversas autorias problematizam os aspectos históricos, sociais e culturais que envolvem o universo da Dança e suas interfaces na construção do humano. Neste processo, áreas como História, Sociologia, Música, Artes Visuais, Teatro, Psicologia, Letras, Educação, Educação Física, dentre outras, cada qual com seus enfoques e perspectivas, propõem olhares correlacionados a essa expressão da Arte. Nesse processo, as Danças de Salão (DS) - descritas por Faro (2004) como elo de ligação entre danças folclóricas e a teatral -, historicamente ocupam um lugar subalterno no campo da Dança. 

Partindo dessa proposição, o dossiê “Histórias e memórias das Danças de Salão: interfaces ente o artístico, o lazer, o pedagógico e a formação profissional”, proposto pela Revista Arquivos em Movimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como foco o registro, a visibilidade e o reconhecimento das DS como expressão de Arte que estabelece diálogos nas mais variadas dimensões sociais, dizendo de vivências e experiências de pessoas comuns, artistas, docentes e profissionais integrantes de culturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

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