Apresentação II
Por Florismar Oliveira Tnomaz (Autor).
Em Caderno de Debates - ExNEEF v. 4, n 5, 1997. Da página 7 a 9
Resumo
Segundo a visão neoliberal, presente nas relaç5es de poder da nossa sociedade e impregnadas no interior das nossas universidades, as práticas pedagógicas curriculares "reduzem-se a uma questão técnica, a urna tecnologia educacional cuja função precípua é ajustar requisitos educacionais a pré-requisitos de uma ocupação no mercado de trabalho": O papel dos currículos de Educação Física seria o de adequar-se às demandas do mercado, formando capital humano competente para potencializar qualidade total no processo produtivo e auxiliar no crescimento anôrnico.
A utilização de uma pedagogia de comunicação complexa e sofisticada, presente nas práticas neoliberais rnonetaristas do cotidiano, influencia o surgimento de urna determinada corrente de pensamento, que na Educação Física é baseada em conteúdos meramente técnicos e em concepções comportarnentalistas de educação, associados a visões pedagógicas voltadas ao condicionamento físico e d paradigmas de pesquisa positivistas "neutros", objetivos e quantitativos.
Essa ideologia é hegemônica na nossa sociedade, não por influência exclusiva da mídia ou da vontade soberana dos governantes, mas também peio desejo distorcido de grande parte da população. incluindo estudantes e professores universitários que identificam-se com ela e a legitimam no seu dia a dia de trabalho, por dentro de unia lógica orgânica ao processo de produção capitalista.