APRESENTAÇÃO Perspectivas Epistemológicas Para Pensar a Educação Física e a Educação do Corpo

Parte de Por uma Epistemologia da Educação dos Corpos e da Educação Física . páginas 7

Resumo

Em memória de Méri Rosane Santos da Silva Na constelação de elementos que compõem toda comunidade intelectual, especialmente dentro de coletivos científi cos, se coloca em questão os posicionamentos epistêmicos. Desde a clássica perspectiva de Pierre Bourdieu (1980), o nomos de todo campo, a sua lei constitutiva, fundamenta-se nos saberes, nos conhecimentos e nas crenças encarnadas que operam nas práticas que esse espaço social abrange. A racionalidade implicada está condicionada pela história incorporada e, ao mesmo tempo, é condicionante das formas de entender e interpretar o mundo, as coisas e as palavras. Justamente neste registro, este volume se propõe a interpelar os posicionamentos epistêmicos de um campo particular que estuda os modos modernos da educação do corpo, questionando, desde diferentes olhares, as maneiras como as Ciências do Esporte e a Educação Física vêm sido pensadas, especialmente no Brasil, mas não exclusivamente.