Apresentação de Temas Livres em Eventos Científicos de Ciências e Medicina do Esporte e Publicação em Periódicos Indexados
Por Igor Alexandre Fernandes (Autor), Thiago da Silveira álvares (Autor), Sandro Marcos Arteiro (Autor), Lauro Casqueiro Vianna (Autor), Cláudio Gil Soares de Araújo (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 10, n 1, 2008. Da página 50 a -
Resumo
O principal objetivo do estudo foi investigar a taxa de publicação dos temas livres – formatos oral e pôster - apresentados nos congressos do American College of Sports Medicine (ACSM) e do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Foram selecionados aleatoriamente 100 temas livres (50 orais e 50 pôsteres) nos congressos do CELAFISCS e do ACSM e aqueles apresentados pelos brasileiros nesse último, realizados no ano 2001, sendo calculada a taxa de publicação nos seis anos subseqüentes. Para as estratégias de busca, foram utilizadas as seguintes base de dados: Scielo, Medline, Sport Discus, LILACS e EMBASE. A taxa de publicação dos temas livres do ACSM foi signifi cativamente maior do que a taxa de publicação daqueles apresentados no CELAFISCS para as formas oral (30 vs. 12%, P = 0,003), pôster (34 vs. 2%, P = 0,000) e oral + pôster (32 vs. 7%, P = 0,000). Não houve diferença signifi cativa da taxa de publicação de temas livres oral e pôster no ACSM (30 vs. 34%, P = 0,649), ao contrário do que se observou no CELAFISCS (12 vs. 2%, P = 0,013) e para os brasileiros no ACSM (56 vs. 26%, P = 0,000). Esses dados podem contribuir para a tomada de decisão de pareceristas e assessores responsáveis pela concessão de auxílios fi nanceiros para pesquisadores e eventos científi cos. Estudos futuros são necessários para determinar as causas dessas baixas taxas de publicação.