Integra

APRESENTAÇÃO
Já em sua sétima edição, o Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa consolida-se como um importante evento científico que, além de reunirpesquisadores, aproxima instituições e proporciona um valioso intercâmbio cultural entre os países participantes. Neste último sentido, o critério decisivo para sediar o evento em Florianópolis foi precisamente a "identidade portuguesa" da Capital de Santa Catarina, fortemente influenciada pela imigraçãoaçoriana e madeirense. A trajetória espaço-temporal do Congresso, neste século que encerra o milênio, inclui Rio de Janeiro, Porto, Recife, Coimbra, Maputo, A Coruna, Florianópolis e Lisboa, de 1989 a 2000.

A língua portuguesa vem assumindo um papel cada vez mais destacado na difusão e expansão do conhecimento em Educação Física e Ciências do Desporto. Portugueses, africanos, brasileiros e, mais recentemente, espanhóis galegos vêm tendo, sobretudo a partir do Congresso, a oportunidade de apresentar-se uns aos outros e de interagir academicamente, construindo assim um espaço real de expressão, no âmbito internacional da comunicação em Educação Física e Desportos. Percebe-se nesse espaço de expressão, ter sido alcançado já um nível de maturidade acadêmica suficiente para lançar-se ao mundo com segurança, mostrando-se como referência cognitiva internacional, ao lado daquelas que hoje predominam, como a de língua inglesa.

Assim, nestas vésperas da entrada ao terceiro milênio e da comemoração dos 500 anos desde o descobrimento do Brasil, a história e a ciência, o ontem e o amanhã, deverão mediar as discussões sobre A Educação Física no Espaço de Expressão da Língua Portuguesa: Passagem para o Novo Milênio. Aí se tematiza aquilo de que a comunidade científica de fala portuguesa da Educação Físicajádispõe, diante daquiloque ela própria deseja para o futuro. Aí a passagem pode significar o passaporte, o bilhete ou o deslocamento.

O sétimo evento objetiva proporcionar a essa comunidade científica a oportunidade de discutir a Educação Física nesse clima de passagem, isso abrangendo a história do Congresso, a pós-graduação, os intercâmbios institucionais, o movimento associativo, os avanços científicos e as perspectivas da cultura esportiva. Para o efeito, estão identificadas 13 áreas temáticas que procuram representar e sistematizar a produção científica, no âmbito da Educação Física em língua portuguesa, incluindo as diversas percepções e posições teóricas com que os profissionais têm-se dedicado à investigação. Aliás, foi a idéia de incluir que orientou a organização do Congresso, tanto na direção dos convites quanto na seleção dos trabalhos. Em três dias, estão sendo expostos os conteúdos de 162 posters, 188 comunicações orais, cinco mesas, três palestras e três painéistemáticos. Desse conjunto, este volume de anais contém os resumos das comunicações orais e dos posters.

Para a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina, especialmente para os respectivos Centro de Desportos e Centro de Educação Física e Desportos, a experiência e a responsabilidade de coorganizar um evento de envergadura intercontinental certamente fortalecerão a confiança necessária para o avanço no rumo da qualidade pretendida.