Resumo

Introdução

A elevada dificuldade e o alto risco são marcas inerentes da ginástica artística. Ela exige a coordenação motora de grandes grupos musculares.

Objetivo

Aprimorar o treinamento do controle da coordenação corporal dos ginastas.

Métodos

Selecionou-se aleatoriamente 16 ginastas como voluntários de pesquisa, divididos aleatoriamente em dois grupos de mesma distribuição etária. Após o período de treinamento, implementou-se um novo protocolo de treino e analisou-se o controle da coordenação motora após essa intervenção.

Resultados

Não houve diferença significativa em um índice comparativo unilateral (P>٠,٠٥). Houve diferenças estatisticamente significantes no índice de equilíbrio e no índice de velocidade na direção de ponto de toque rápido nos atletas (P<0,05). Em comparação com o grupo controle, houve uma diferença significativa no índice geral de teste entre os grupos experimental (P<0,01). A coordenação motora do grupo experimental teve uma melhora significativa.

Conclusão

As técnicas de batida cruzada, pedalada rápida, equilíbrio, pular corda, pegada com duas mãos, drible com duas mãos, chute e outras sete técnicas avaliadas demonstraram uma grande relação com a coordenação motora dos atletas de ginástica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Acessar