Apropriação das Ciências Humanas Pela Educação Física: Análise dos Processos de Classificação no Brasil Entre os Anos de 2007 e 2012
Por Gustavo Luis Gutierrez (Autor), Marco Antonio Bettine de Almeida (Autor), Renato Francisco Rodrigues Marques (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 30, n 4, 2016. Da página 937 a 949
Resumo
Este trabalho problematiza a posição ocupada pelas ciências humanas dentro do campo da Educação Física e questiona como se dão as relações entre o conhecimento próprio das humanidades, socialmente estabeleci do e exposto em seus veículos de divulgação, e as interfaces com os objetos de pesquisa desta área em especí-fi co. O objetivo foi propor uma refl exão sobre o de senvolvimento científi co, tendo como referencia concreta a interação entre a produção geral do campo da pesquisa em Educação Física e sua interação com objetos e metodologias originais do campo das ciências humanas. Para tal, é apresentada uma análise da relação entre o campo de pesquisa em Educação Física e sua apropriação de temas e métodos originais das ciências humanas. Foram organizados e categorizados artigos publicados por três importantes periódicos da área de Educação Física no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, de modo a subsidiar a discussão sobre a abrangência e utilização de referenciais das ciências humanas nesta área de conhecimento. Como conclusão, aponta-s e que a compreensão da apropriação de temas e referenciais das ciências humanas pela Educação Física depende da observação de aspectos internos à própria área e su as disputas, como também de características específicas das ciências humanas e, por fi m, da sociedade mais ampla que rodeia e interfere em todo o processo.