Apropriação das Tecnologias Virtuais Como Estratégias de Intervenção no Campo do Lazer: os Webgames Adaptados
Por Gisele Maria Schwartz (Autor), Danilo Roberto Pereira Santiago (Autor), Cristiane Naomi Kawaguti (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor), Juliana de Paula Figueiredo (Autor), Marcelo Fadori Soares Palhares (Autor), Amanda Mayara Nascimento (Autor).
Em Licere v. 16, n 3, 2013. Da página 3 a -
Resumo
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar, na visão de futuros profissionais de Educação Física, a aceitação da proposta de inserção dos Webgames adaptados no contexto do lazer. O estudo compreendeu uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e observação participante, desenvolvida durante 4 encontros envolvendo vivências com Webgames adaptados, oferecidas a 60 estudantes de Universidade Estadual brasileira. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, com base em três eixos temáticos referentes à receptividade e interesse dos participantes sobre a proposta, aos aspectos emocionais e à criatividade presentes durante as vivências. Os resultados indicaram que os futuros profissionais apontaram boa aceitação das estratégias envolvendo os Webgames adaptados, salientando o grande potencial de vivências emocionais e de criatividade nas propostas. Durante a observação, pode-se notar alto grau de motivação e imersão nas atividades de adaptação dos jogos do ambiente virtual envolvendo o corpo. Sugerem-se novos estudos, no sentido de subsidiar o profissional atuante no campo do lazer para lidar com a inserção dos recursos tecnológicos como estratégia pedagógica.