Apropriações das Práticas Avaliativas Para o Exercício da Docência de Estudantes de Licenciatura em Educação Física
Por Matheus Lima Frossard (Autor), Juliana Martins Cassani Matos (Autor), Ronildo Stieg (Autor), Sayonara Cunha Paula (Autor), Wagner dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.