Aproximação Ao Estudo dos Perfis de Gasto Energético em Relação Aos Conteúdos e Contextos, e à Participação Docente, Durante as Aulas de Educação Física em Escolas Médias da Cidade de Buenos Aires
Por Claudio Jorge Santana María (Autor), Fernando Alberto Laíño (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 14, n 4, 2006. Da página 95 a 102
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma aproximação exploratória sobre os níveis de atividade física relacionados com os conteúdos-contexto e à participação docente, durante as aulas de educação física em escolas médias. Estudaram- se 152 homens e 52 mulheres, entre 13 e 18 anos de idade, que participaram de 21 aulas de educação física, utilizando um sistema de observação direta chamado S.O.F.I.T.(System for Observing Fitness Instruction Time). Estimou-se a taxa de gasto energético das aulas. Acharam-se medidas de tendência central e de variabilidade para cada variável que cosntituem as três faces do instrumento (níveis de atividade física, conteúdos-contexto e participação docente). Determinou-se a influência de gênero dos alunos (mediante t-teste para grupos independentes) e do ano cursado (mediante teste de Kruskall- Wallis) sobre o restante das variáveis independentes. N.S.:p< 0,05. Não existiram diferenças significativas de gênero, exceto para o nível muito ativo dos homens. O ano que foi cursado influiu sobre atividades de aptidão física, habilidades motoras, jogo regrado, jogo livre e condução. Concluiu- se que: 1) O limiar mínimo de atividade física moderada a vigorosa satisfaz as recomendações internacionais. 2) A época de relevamento teria influência nos resultados. 3) Necessidade de extender esta investigação a uma amostra representativa. Estes descobrimentos têm implicâncias sobre o papel da aula de educação física como intervenção pedagógica e de saúde.