Aproximações da Praxiologia Motriz com o Conceito de Organização Interna na Base Nacional Comum Curricular - Educação Física
Por William Daniel Bitencourt (Autor), João Francisco Magno Ribas (Autor), Bruno Minuzzi Lanes (Autor), Felipe Menezes Fagundes (Autor), Lidiane Soares Bordinhão (Autor), Natiele Follmann (Autor), Raquel Valente de Oliveira (Autor), Vagner Augusto de Oliveira Schmidt (Autor).
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiste no documento normativo que define o conjunto de conhecimentos constituintes da Educação Básica. Na BNCC, a disciplina de Educação Física encontra-se na Área das Linguagens e classifica as práticas corporais a partir de três elementos fundamentais. Neste estudo, analisou-se o elemento de Organização Interna das práticas corporais adotado na BNCC - Educação Física, à luz do conceito de Lógica Interna da Praxiologia Motriz (PM). Para tanto, realizou-se uma análise teórica a partir do conceito de Lógica Interna, em relação ao elemento Organização Interna. Constatou-se que a Lógica Interna pode subsidiar esse elemento fundamental, com base em critérios da PM que sistematizam essas práticas corporais.