Aproximações da Educação Física com a Indústria Cultural
Por Paula Aragão (Autor), Luciana Fiamoncini (Autor), Bianca Natália Poffo (Autor), Andréia Rodrigues de Souza Cardoso (Autor).
Em Motrivivência v. 25, n 41, 2013. Da página 23 a -
Resumo
O presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.