Aptidão Cardiorrespiratória da População Brasileira de 18 a 59 Anos e Sua Associação com a Prevalência de Diabetes
Por Rodrigo Cunha de Mello Pedreiro (Autor), Aldair José de Oliveira (Autor), Antônio Carlos Ponce de Leon (Autor), Geraldo de Albuquerque Maranhão Neto (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A aptidão cardiorrespiratória (ACR) é uma importante variável de estado de saúde relacionada à aptidão física, contudo, a sua mensuração em estudos epidemiológicos não é comum, devido ao alto custo e avaliadores treinados. Baixos níveis de ACR parecem ter associação inversa com a prevalência de diabetes.
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi verificar a ACR da população brasileira de 18 a 59 anos a partir de base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 e verificar as razões de chances para diabetes. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 33.806 indivíduos. As seguintes informações coletadas foram inseridas no modelo de Wier et al.(2006): sexo, idade, Índice de Massa Corporal e nível de atividade física através de escore de 0 a 10 para a estimativa da ACR, também foram coletadas informações de pessoas com diabetes relatadas. Resultados: A média de consumo máximo de oxigênio dos homens foi estimada como 45,2; 39,3; 34,8 e 30,6 ml/kg/min para homens com idades 18-29; 30-39; 40-49 e 50-59, respectivamente. Para as mulheres os valores foram de 34,6; 29,6; 25,4 e 21,1 ml/kg/min para os mesmos grupos etários. Os valores foram categorizados em quintis, sendo os extremos considerados como Baixa e Alta aptidão e o intervalo entre eles como moderada. Indivíduos com ACR moderada demonstraram significativamente 32% maiores chances de apresentar diabetes e indivíduos com baixa aptidão 89%, independentemente de sexo, idade, massa corporal, e região de moradia. Conclusão: Os dados parecem corroborar com a qualidade do modelo utilizado e baixos níveis da ACR sugerem maiores chances na população brasileira de 18 a 59 anos de apresentar diabetes.