Resumo

Introdução: Adotar práticas saudáveis aparece como fundamental numa sociedade cada vez mais acometida por doenças relacionadas a fatores de risco, como inatividade física e má alimentação. A aptidão cardiorrespiratória (AC) é um indicador importante para analisar os níveis de saúde de escolares. Objetivo: Avaliar e comparar os índices médios da aptidão cardiorrespiratória e do estado nutricional de escolares por sexo, ambiente e local de estudo. Metodologia: Estudo com 248 escolares (M=117; F=131) com idade entre 8 e 11 anos da rede municipal de Coronel Domingos Soares/PR. O estado nutricional foi aferido pelo índice de massa corporal (IMC). Para aptidão cardiorrespiratória utilizou-se o teste de corrida/caminhada dos 6 minutos (PROESP-BR, 2015). A estatística descritiva de média e dispersão foi utilizada para descrever os pesquisados. As comparações foram realizados por meio do teste Qui-quadrado, assumindo um nível de significância de 5%. Resultados: Na comparação geral entre os sexos, observou-se melhor escore médio para meninos na AC. Não foi observada diferença no IMC, e ambos os sexos apresentam médias dentro dos padrões de normalidade do estado nutricional. Comparando alunos urbanos e rurais de maneira geral, não se observou diferenças, apesar dos índices médios indicarem melhor AC nos rurais. Quando comparados por sexo e localização das escolas, encontrou-se diferença significante na AC favorável aos meninos tanto de escolas urbanas quanto rurais. Nas demais análises, os dados se mostraram semelhantes, apesar do indicativo de que na AC meninas de escolas rurais possuem melhores escores que urbanas. O IMC em todas as situações (sexo e local da escola) indica que os alunos apresentam estado nutricional dentro de padrões de normalidade.
Conclusão: O fato de estudar em escola rural ou urbana não se mostrou influente nas variáveis analisadas. Importante destaque deve ser dado ainda ao fato de que as médias da AC dos meninos das escolas rurais e urbanas são classificadas nos padrões recomendados para saúde enquanto das meninas de ambos os contextos indicam zona de risco à saúde, dado que merece atenção nas atividades do PIBID e da Educação Física Escolar. Estes indicadores podem ser utilizados para tomada de medidas tanto na continuidade do programa, como para melhoria dos hábitos cotidianos dos alunos.

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