Aptidão Física de Alunos do Ensino Médio Praticantes e Não Praticantes de Jiu-jitsu
Por José Augusto Vieira Gehre (Autor), João Maurício de Oliveira Coelho (Autor), Willson Botelho Neto (Autor), José Luiz Queiroz (Autor), Carmen Sílvia Grubert Campbell (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 18, n 2, 2010. Da página 76 a 83
Resumo
A força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência, a coordenação e o equilíbrio, estão dentro das capacidades treináveis para o desenvolvimento do jiu-jítsu. O objetivo deste estudo consistiu em comparar a aptidão física e indicadores de crescimento de adolescentes com idade média de 16,04±0,62 anos que estão regulamente matriculados no ensino médio, praticantes ou não de jiu-jítsu. A amostra foi constituída por 25 alunos do ensino médio divididos em três grupos sendo, praticantes de jiu-jítsu iniciantes (GI=9), avançados (GA=7), e controle (GC=9) que não praticavam jiu-jítsu. Os adolescentes foram submetidos à avaliação de peso, altura, %G, pressão arterial de repouso, e uma bateria de testes de aptidão física sugerida por Gaya & Silva (2007). Para a análise estatística foi utilizada ANOVA one-way para as comparações entre os grupos, e a significância estatística foi de p