Aptidão Física e Motora em Escolares com Dificuldades na Aprendizagem
Por Valéria da Rosa Alano (Autor), Claudio José Kroitts Silva (Autor), Ana Paula Maurilia dos Santos (Autor), Ricardo de Almeida Pimenta (Autor), Silvio Luis Indrusiak Weiss (Autor), Francisco Rosa Neto (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 19, n 3, 2011. Da página 69 a 75
Resumo
Introdução: Diversos fatores podem afetar o desempenho motor, físico e mesmo cognitivo da criança em fase de escolarização, trazendo prejuízos à aprendizagem dos conteúdos escolares e das habilidades motoras. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor e o nível de aptidão física em escolares com dificuldade de aprendizagem. Método: Delineamento transversal de desenvolvimento, com amostra de 52 escolares do ensino fundamental (entre 7 e 11 anos), com queixas de dificuldades na aprendizagem. Os instrumentos utilizados foram: Escala Desenvolvimento Motor e os testes PROESP. Foi utilizada estatística descritiva e o teste correlacional de Pearson (p