Resumo

Objetivo:
Verificar a associação entre os critérios de saúde nas variáveis flexibilidade e força/resistência abdominal e períodos de tempo em escolares brasileiros.

Métodos/Resultados:
Estudo de tendência realizado com amostra voluntária de 68.691 escolares brasileiros de 6 a 17 anos (54,3% do sexo masculino). Os dados provieram do banco do PROESP-Br. Para categorização da flexibilidade (sentar-e-alcançar) e da força/resistência abdominal (sit up´s) foram adotados os critérios do PROESP-Br: zona saudável (ZS), quando acima dos pontos de corte recomendados e zona de risco à saúde (ZRS), quando abaixo. A amostra foi agrupada por idade (Crianças=6 a 10 anos e Adolescentes=11 a 17 anos) e ano de coleta (I- 2005 e 2006; II- 2007 e 2008; III- 2009 a 2011) e estratificada por sexo. Para verificar as associações entre os períodos de coleta e categorias de aptidão física (flexibilidade e força/resistência abdominal) foi utilizado o Qui-quadrado. Quanto à flexibilidade, houve associação entre o período I e ZS e entre o período III e ZRS em crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino. Além disso, nos adolescentes, o período II se associou a ZRS, nos dois sexos. Em relação à força/resistência abdominal, houve associação entre o período II e ZS em adolescentes do sexo masculino e em crianças e adolescentes do sexo feminino, assim como entre o período III e ZRS nos dois sexos e grupos de idade.

Conclusão:
A ocorrência de crianças e adolescentes na ZRS nas variáveis flexibilidade e força/resistência abdominal aumentou ao longo dos anos estudados, ressaltando a importância da elaboração de estratégias de promoção à saúde.